sexta-feira, outubro 14, 2005

Programa

A disciplina visa dotar os alunos de conceitos teóricos e instrumentos críticos adequados à análise da linguagem cinematográfica, através do visionamento e estudo total ou parcelar de alguns dos filmes que em seguida se indicam.
A análise de cada filme incluirá a sua contextualização na obra do respectivo autor, cinematografia, género e período histórico ou movimento artístico que esteja na sua génese.
A disciplina funciona em regime de seminário e avaliação contínua e pressupõe uma participação activa e regular dos alunos.

Programa:

1. Limites da interpretação:
David Lynch, Mulholland Drive (Mulholland Dr., 2001)

2. Identidades:
John Ford, A Desaparecida (The Searchers, 1956)

3. O território perturbador da questionação:
Ingmar Bergman, O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, 1957)

4. Mito e herói trágico:
Pier Paolo Pasolini, Édipo Rei (Edipo Re, 1967)
Akira Kurosawa, Ran, Os Senhores da Guerra (Ran, 1985)

5. A dois: paixão e morte, desejo e poder:
Luchino Visconti, Sentimento (Senso, 1954)
Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999)

6. O corpo em palco:
Elia Kazan, O Eléctrico Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire, 1950)
John Cassavetes, Noite de Estreia (Opening Night, 1977)

7. Filmar a cidade:
Martin Scorsese, Taxi Driver (Taxi Driver, 1976)
François Truffaut, Os Quatrocentos Golpes (Les Quatre Cents Coups, 1959)

Abílio Hernandez