sexta-feira, outubro 14, 2005

Porquê Senso?


Porque Senso, de Luchino Visconti, é um dos filmes mais belos da história do cinema e o nome que escolhemos para o blog a nossa pequena homenagem.

Alida Valli é a condessa Livia Serpieri.
Quem vir o filme não mais a esquecerá.

Abílio Hernandez

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vi o "Senso" duas vezes e esta foi a minha primeira impressão, advinda do climax de ira e punição no final do filme. A primeira impressão é a melhor!
Numa relação amorosa ou amistosa, entre indivíduos ou povos, na qual se toleram prejuízos mútuos, certos actos, no entanto, poderão quebrar o relacionamento com violência, por ultrapassarem todos os limites. Em "Senso", já se deu a ruptura entre os dois povos (austíacos e venezianos), mas entre os dois amantes destes povos em conflito armado, a ruptura dá-se com a descoberta da delação do revolucionário Roberto Ussoni. No momento em que Mahler, exonerado tenente austríaco, diz ter sido o responsável pela prisão do primo da sua amante (Condessa Serpiere), ela irrompe em desespero e ira. Um acto que rompeu de vez com a cegueira e despertou o juízo contra o outro.
Creio que a cegueira pode ser duradoura, ainda que vá e volte, mas certos actos de intenções verdadeiramete maldosas, despertam qualquer alma. Por vezes, buscando algo de alguém, temos devoções verdadeiramente irracionais e destrutivas mas o sentito de auto-protecção certamente despertará...a tempo ou tarde de mais.
Por outro lado, creio que diante do verdadeiro Amante da nossa alma podemos ter a actitude de duradoura recusa cega. Também aí o nosso senso despertará um dia...a tempo ou tarde de mais.

quarta mar. 15, 05:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home